http://www.youtube.com/watch?v=EMk0ZSwPM30
Blog feito pelos alunos : Alessandre Bonito, Denis Bezerra,Elder Fernandes, Fernanda De Cássia, Matheus Mota, Thomás Cogo, Túlio Resende. Engenharia Civil 1º período, matutino. Professora Zeila Miranda
sexta-feira, 31 de maio de 2013
David McClelland
David McClelland, psicólogo americano, que apresentou 3 necessidades ou motivos como os responsáveis pelo comportamento humano. Essa teoria foi nomeada como Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo, para ele os principais vetores da necessidade para que um ser humano pudesse obter a sua satisfação eram:
Necessidade / Meio para obter a Satisfação
- Necessidade de realização: busca da excelência, de se realizar em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso.
- Necessidade de poder: necessidade de fazer com que os outros se comportem de um modo que não fariam naturalmente.
- Necessidade de associação: desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.
Postado por Elder Fernandes
Clayton Alderfer
Foi desenvolvida pelo psicólogo Clayton Alderfer, a partir da teoria de Maslow , a teoria ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento) concorda que a motivação pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porém diminuiu a piramide que inicialmente teria 5 níveis para apenas 3 níveis :
- Necessidade existencial: necessidades básicas de Maslow, ou seja, necessidades de sobrevivência;
- Necessidades de relacionamento: o ser humano tem necessidade de relacionamentos interpessoais, ou seja, sociabilidade e relacionamento social;
- Necessidade de crescimento: necessidade que o ser humano tem de criar, dar sugestões, participar, etc; desenvolvimento do potencial humano.
" Para Alderfer as pessoas podem se sentir motivadas por um determinado nível e escalar para um próximo nível em um processo de "Progresso" ou regredir para um nível inferior em um processo de "Regressão". O progresso ocorre durante a Satisfação e a Regressão durante momentos de frustração, como pode ser visto no quadro abaixo:
"
Abraham Maslow
Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow.
De acordo com sua teoria, o ser humano possui várias necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.
Estas categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide:
- Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes.
- Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde.
- Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.
- Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogância e complexo de superioridade.
- Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.
Postado por Fernanda De Cássia Silva Souza
o que é motivação?
Motivação refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismos que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação.A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes: como impulso ( instintos e pulsões são as forças propulsoras da ação sendo assim necessidades internas geram no indivíduo uma tensão que exige ser resolvida.) e como atração.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o
Postado por Alessandre Bonito
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Motiva%C3%A7%C3%A3o
Postado por Alessandre Bonito
Bom dia
Estamos dando hoje continuidade ao seu jornal de todos os dias, Boa tarde Esamc, apresentado por Fernanda De Cássia e Túlio Resende, com repórter Denis Bezerra, Alessandre Bonito e Matheus Mota e nosso câmera/diretor Thomás Cogo e câmera/roteirista/projetista Elder Fernandes. Tratamos anteriormente sobre Estigma e em nossa pauta de hoje falaremos um pouco mais sobre Motivação e aprendizagem por condicionamento. Vocês não perdem por esperar. Obrigado. / Elenco
Assinar:
Postagens (Atom)